Apesar de alguns efeitos negativos, o estudo terá considerado que o ordenamento territorial e a criação de novos postos de trabalho justificam a construção do novo terminal Vasco da Gama
Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) relativo ao novo terminal Vasco da Gama, no porto de Sines, concluiu pela sua viabilidade ambiental, revelou recentemente o Jornal de Negócios. Todavia, segundo os autores do estudo, citados em vários meios de comunicação, o terminal terá diversos efeitos, designadamente o fim das ondas surfáveis na praia de São Torpes, eventuais impactes visuais na paisagem, modificação na morfologia do terreno, eventual diminuição da qualidade do ar, dispersão de espécies indígenas, entre outros.

Relativamente ao fim das ondas, é sugerido que as escolas de surf instaladas na praia de São Torpes possam ser compensadas financeiramente, alterar a sua localização, reconverter a sua actividade (dedicando-se a outras modalidades) ou beneficiar de eventuais intervenções a realizar noutras praias de Sines (por exemplo, através da construção de recifes artificiais) que permitam a prática do surf nesses locais.

Segundo posições dos autores do estudo citadas na imprensa, os impactes negativos são compensados “por um conjunto muito importante de impactes positivos e permanentes” como é o caso do “ordenamento do território” ou efeitos socio-económicos considerados vantajosos, como a criação de mil novos postos de trabalho.

Conforme tem sido divulgado, o EIA deste novo terminal estará em consulta pública até 19 de Junho e o Governo pretende lançar o concurso para a construção da obra tão depressa quanto possível.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill