Projecto de eólica offshore em Perpignan deverá arrancar em 2020
MIMRee

A EDP está envolvida num projecto de energia eólica offshore no Mediterrâneo, na zona de Perpignan, que está em fase pré-comercial e tem arranque previsto para 2020, adiantava o Jornal Económico, com base em declarações de Luís Manuel, administrador da EDP Inovação. Segundo o jornal, trata-se de “um consórcio entre a EDP e a Engie”, para uma capacidade de 25 MW.

Com base de declarações do mesmo responsável, o jornal adiantou também que o projecto Windfloat está a passar de uma fase pré-comercial para uma fase operacional e comercial, depois de anos de teste com resultados satisfatórios. Este passo é um entre vários sinais que, segundo o jornal, deixam antever uma aposta forte da EDP na energia eólica offshore.

Neste contexto, pode vir a revelar-se determinante a aquisição de 22,5% da EDP Renováveis pela EDP, na sequência de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada no dia 27 de Março, bem como o consórcio Wind Plus, constituído em 2009 e que envolve a EDP, a Repsol, a Mitsubishi, a Chyoda e o grupo Trust Energy (Engie e Marubeni) e um investimento de 115 milhões de euros na “primeira plataforma flutuante de energia eólica flutuante em Portugal”, que deverá estar a funcionar em 2019, segundo o mesmo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill