Na sequência de queixas que têm apresentado contra o financiamento público da indústria marítima da Coreia do Sul, as duas associações europeias congratularam-se com o diálogo entre a União Europeia e Seul sobre a matéria
Coreia do Sul

A Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, em inglês) e a SEA Europe – Shipyard’s & Maritime Equipment Association congratularam-se com as conversações entre a União Europeia (UE) e a Coreia do Sul sobre os subsídios de Seul à sua indústria marítima, que decorrem no âmbito da implementação do Acordo de Livre Comércio UE-Coreia do Sul, referiu o World Maritime News.

As duas associações têm sido críticas do apoio público prestado pelo Governo sul-coreano à sua indústria marítima, argumentando que tal distorce as regras de mercado na indústria e contribui para o excesso de capacidade instalada no sector do transporte marítimo internacional. Em 20 de Novembro, a UE juntou mesmo a sua voz à do Japão nas queixas apresentadas na Organização Mundial de Comércio contra estas práticas.

Para a Europa e o Japão, os subsídios ao transporte marítimo e à construção naval da Coreia do Sul reflectem-se no preço dos navios e dos equipamentos de navegação marítima, além do impacto sobre o número de navios existentes no mercado, afectando toda a cadeia de valor nesta indústria.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill