As duas organizações querem encontrar soluções para aumentar a presença de mulheres neste sector
Porto de Doraleh

A Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes (ETF, na sigla inglesa) e a Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, em inglês) reuniram-se recentemente para debater soluções susceptíveis de aumentarem a participação das mulheres na indústria do transporte marítimo.

O encontro realizou-se com a presença de elementos da Comissão Europeia, Conselho Europeu Económico e Social, administrações portuárias da França e Reino Unido, investigadores da Universidade de Descartes de Paris, Comunidade das Companhias Ferroviárias e de Infra-estruturas, entre outros.

O debate incidiu essencialmente na formação, no desenvolvimento de carreiras para as mulheres, no seu recrutamento e nos meios de as manter na indústria, referiu o World Maritime News.

De acordo com a ECSA, actualmente, apenas 2% da força de trabalho disponível para frota da União Europeia é composta por mulheres, num momento em que a igualdade de género está no centro do debate sobre o crescimento da sustentabilidade e da inclusão na Europa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill