Em Fevereiro, a associação visitou estaleiros em Alang, na Índia, e divulgou agora as suas conclusões, entre as quais a de que a União Europeia deve apoiar a integração de algumas dessas instalações na lista europeia dos estaleiros de desmantelamento certificados
Porto de Kiel

As Associações de Armadores da Comunidade Europeia (reunidas na ECSA, no acrónimo em inglês), divulgaram um relatório baseado naquilo que encontraram numa deslocação a instalações de desmantelamento de navios em Alang, na Índia, realizada no final de Fevereiro deste ano.

De acordo com a ECSA, a visita destinou-se a identificar as principais oportunidades e ameaças que se apresentam aos estaleiros indianos de reciclagem de navios numa fase em que dois desses estaleiros estão a ser avaliados para saber se podem integrar a lista europeia de estaleiros compatíveis com as regras de segurança e sustentabilidade da União Europeia (UE) e susceptiveis de receberem navios com pavilhão da UE.

Segundo a ECSA, os estaleiros visitados fizeram progressos nos últimos três anos, na esperança de serem integrados na lista europeia (onde os únicos estaleiros não europeus são dos Estados Unidos, Noruega e Turquia, e são poucos). Nesse sentido, considera a ECSA, a UE deve contribuir para o progresso desses estaleiros, ajudando os que foram auditados a terem uma oportunidade de entrar para a lista europeia.

Só encorajando esses estaleiros, entende a ECSA, estará a UE a promover a sua compatibilidade com as linhas da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem de Navios Segura e Ambientalmente Segura (Convenção de Hong-Kong) e com os requisitos do Regulamento de Reciclagem de Navios da UE (EU SSR).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill