Surfistas proibidos de surfar na Costa de Orihuela, por uma portaria municipal, sob pena de pagarem uma multa que pode chegar a 3 mil euros.
Orihuela

Uma portaria municipal de Orihuela, em Alicante, na Espanha, proibiu, este mês, a prática de surf em todo o litoral, alegando que é um desporto perigoso para os banhistas, segundo vários meios de comunicação social.

Punidos com uma sanção que pode chegar aos 3 mil euros se entrarem na água, os surfistas estão a revoltar-se, solicitando a delimitação de um local apenas para a prática do surf. Mas a autarquia não só não concedeu tal espaço, argumentando não haver área suficiente, como prosseguiu defendendo que se trata de um desporto perigoso, que pode chegar a fazer vítimas mortais.

“Nós não queremos estar na zona dos banhistas, porque o que nos faz surfar é o swell e quando há bom swell, é perigoso para os banhistas estarem no mar, e ainda para mais, buscamos zonas de correntes e agueiros, onde tomar banho não é aconselhável”, explica Luis Tomas, da La Zenia Club de Surf, um clube de surf local.

Apesar da proibição, ainda há surfistas que se atrevem a entrar dentro de água, quando há ondas. No entanto, são alvo de queixas e de intervenção da polícia, que solicita a saída imediata da água, ainda que não se conheça, até à data qualquer multa. Esta é uma atracção turística que, na opinião de Luis Tomas, é muito saudável, apesar da autarquia promover apenas o turismo de sol e praia, e não o do desporto.

Com o intuito de legalizar a prática de surf no local, a comunidade de surfistas deu início a uma petição online.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill