IST e Universidade Nova apresentaram propostas para trabalho orçado em 600 mil euros, que deve estar pronto em 2018
Clarksons Research

Duas propostas – uma integrando o Instituto Superior Técnico e outra integrando a Universidade Nova de Lisboa – foram apresentadas no âmbito do concurso público internacional aberto para a elaboração do Roteiro Nacional de Baixo Carbono para 2050 e que acaba de encerrar, informou o Ministério do Ambiente.

Segundo o Governo, “o objectivo do Roteiro é proceder à profunda descarbonização da economia portuguesa, tal como previsto no Programa do XXI Governo Constitucional, tornando Portugal neutro em emissões no final da primeira metade do século” e permitirá “traçar o rumo para o cumprimento das obrigações internacionais emanadas do Acordo de Paris, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa”.

Segundo o Ministério do Ambiente, o financiamento para este trabalho é de 600 mil euros. No final, o Governo deverá poder “escolher a melhor estratégia para reduzir emissões, centrando-se nos sectores da energia, dos transportes, da economia circular e do uso do solo (agricultura e florestas)”, com base num trabalho que deverá estar pronto em 2018 e “ter em conta o impacto na variação do PIB, nas importações e exportações e na criação de emprego, estando neste momento em apreciação”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill