Um novo relatório da consultora Drewry, defende ser inevitável aos pequenos armadores, perante o actual mercado, procederem a uma redução de tarifas ou a uma redução das respectivas frotas.

Focando-se especificamente nos pequenos armadores e na situação actual do mercado de transporte de contentores, o mais recente relatório da consultora de transportes marítimos, a Drewry, é defendido ser inevitável procederem a uma redução das taxas de frete ou das frotas, seja por venda, colocação em inactividade ou mesmo desmantelamento dos respectivos navios.

Reconhecendo as crescentes perdas financeiras e dificuldade dos pequenos armadores, embora o panorama nem sempre seja totalmente claro, uma vez nem todos terem a necessidade de apresentação pública dos respectivos resultados, embora 2015 tenha sido ainda um ano de aparentes ganhos, o relatório destaca no entanto a sua crescente exposição às más condições financeiras dos seus próprios clientes, o que também não ajuda a uma recuperação da situação.

Em simultâneo, o relatório sublinha igualmente o facto de uma grande maioria dos pequenos armadores independentes possuírem navios pequena dimensão, o que os torna também crescentemente menos atractivos em relação mesmo aos Panamax, entre 4 000 e 5 000 TEU dos grandes armadores quer porque os navios de maior dimensão, crescentemente mais eficientes em termos de consumo de combustível e, consequentemente, com crescente melhores fretes por TEU, quer porque, mesmo nos restantes caos em relação aos navios de menor dimensão, estes estão dispostos a fretes que neste momento se afigura difícil de superar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill