A operação decorre a bom ritmo, segundo a DGRM, responsável pela intervenção, orçada em mais de 500 mil euros. A intervenção no porto, porém, abrange ainda obras de reparação do quebra-mar de protecção, que deverão começar a curto prazo e custar cerca de 2,7 milhões de euros
Porto da Ericeira

A dragagem do porto da Ericeira deve estar concluída até ao final deste mês, de acordo com informação prestada pela Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), responsável pela operação. De acordo com aquela entidade a dragagem “decorre a bom ritmo” e a sua execução está a cargo da “empresa Manuel Maria de Almeida e Silva& CA, S.A., pelo valor de 532.098 euros”.

No total, será dragado um “volume total de 60.000 m3 de sedimentos da bacia portuária, de modo a repôr as cotas de serviço estabelecidas para este porto, com a imersão dos dragados a ocorrer na deriva litoral a sul deste porto”. O objectivo da intervenção é garantir as cotas de fundo necessárias à segurança de pessoas e embarcações que recorrem ao porto.

Segundo a DGRM, o projecto de intervenção no porto contempla ainda trabalhos de reparação do quebra-mar de protecção (“reparação e reforço da cabeça da estrutura, através da colocação blocos Antifer de 550 kN, em substituição dos actuais blocos, e na materialização de uma banqueta no pé de talude do manto resistente”), que “terão início a curto prazo e representarão um investimento de 2.763.810 euros, contando com co-financiamento do MAR2020”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill