Valor a aplicar entre 2017 e 2020, é provisório e está sujeito a aprovação pelo accionista e a actualizações
Docapesca

A Docapesca tem previsto investir, no mínimo, 6.272.162 euros nos portos do Algarve entre 2017 e 2020, no âmbito do seu âmbito Plano de Investimentos Específicos, que deverá ser aprovado pelo accionista, na próxima Assembleia Geral da empresa, que decorrerá até 31 de Março próximo.

De acordo com a Docapesca, “estes investimentos visam responder às necessidades imediatas de requalificação das estruturas de apoio à pesca e de utilização pela náutica de recreio e passageiros”, conforme a orientaçãos do Governo, mas estão sujeitos a actualizações em breve, “tendo em conta outros investimentos que podem vir a ser considerados no Plano de Investimentos Específicos”.

Tavira absorve a maior parcela (mais de 1,6 milhões de euros), repartida entre a requalificação do edifício da lota, ordenamento com cais flutuantes de descarga de dragagens acessórias (998.462 euros) e o novo cais da Ilha de Tavira/marítimo-turísticas, em articulação com a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e o município de Tavira (625 mil euros).

Portimão responde pela segunda maior parcela (um milhão de euros), a aplicar no pavilhão de apoio à descarga, à trasfega e acondicionamento de pescado/reabilitação do cais de descarga, à pavimentação da rede viária, pedonal e ordenamento de tráfego do porto de pesca/levantamento topográfico, ao projecto de reabilitação e correção do sistema de esgotos, saneamento, rede de águas e de incêndio do porto de pesca e aos quadros de distribuição de energia e iluminação pública.

No porto de Vila Real de Santo António a Docapesca prevê investir 520 mil euros, repartidos entre a reabilitação geral dos pontões flutuantes do cais das marítimo-turísticas (200 mil euros) e o novo cais transfronteiriço (320 mil euros).

Seguindo a ordem do montante a investir, seguem-se os portos de Quarteira e Santa Luzia (425 mil euros em cada). No primeiro, as intervenções respeitarão a reabilitação dos sistemas de captação, bombagem e distribuição da água salgada, ao sistema de tanques de água, à rede de água doce e de incêndios e a intervenções várias no edifício da lota e comerciantes. Em Santa Luzia, as intervenções envolvem a requalificação da lota e dos cais flutuante/telheiros para obtenção de NCV (Número de Controlo Veterinário).

Estão igualmente contemplados os portos de Albufeira, com 400 mil euros, destinados à construção de um cais de descarga para pescadores, Fuzeta, com 350 mil euros dirigidos à requalificação da lota para obtenção de NCV e à reabilitação e apetrechamento do cais de descarga, em escadas, defensas e grua, Lagos, com 300 mil euros vocacionados a pavimentação, vedações e trabalhos diversos para estendal de redes do cerco e da artesanal/levantamento, projeto, pavimentação e drenagem da zona em frente dos estaleiros Sopromar/reabilitação do cais da Solaria, e Alvor, com 300 mil euros para aplicar no cais na área do porto de pesca.

No porto de Olhão, também está previsto um investimento, no valor de 250 mil euros, a realizar em 2017, relativo a infra-estruturas, com destaque para a criação de um estendal de redes, a pavimentação e reabilitação da rede viária, pedonal e ordenamento de tráfego da zona afecta à área do porto, a reabilitação do cais/rampa de apoio a cargas e descargas de mercadorias para as ilhas, a substituição de um armário de distribuição eléctrica junto do posto de combustível, o arranque do projectos de captações de água salgada, central de bombagem e tratamento e rede de águas de incêndio e o levantamento topo-hidrográfico da bacia do porto.

A Docapesca prevê investir ainda conjuntamente 765 mil euros nos portos de Sagres, Lagos e Portimão, em aquisição de meios que beneficiem as condições de desembarque, atracação e acesso a embarcações (315 mil euros), em cais flutuantes de estacionamento das embarcações de pesca artesanal amarrado à ponte cais, defensas e escadas (325 mil euros) e em ampliação de cais de apoio a embarcações marítimo-turísticas (125 mil euros).

Relativamente ao porto de recreio de Faro, a Docapesca não quantifica o valor das intervenções, mas admite conhecer a situação do local, “tendo prevista a reabilitação do muro da doca de Faro, a realizar em 2017”.

No mesmo porto, na zona exterior à linha do comboio, onde “realizou em 2014 um investimento de recuperação do passadiço fixo e de fornecimento e instalação de uma ponte de acesso e plataforma”, a empresa prepara “o lançamento da construção de um novo Porto de Recreio, com todas as valências e medidas de sustentabilidade ambiental que garantam aos utilizadores o acesso às melhores práticas existentes nos portos de recreio de referência a nível europeu, o qual permitirá reabilitar toda a área e aí criar um novo polo de desenvolvimento da cidade”. Será uma intervenção em articulação com o município e incluirá uma outra, de requalificação do porto interior.

Finalmente, a Docapesca referiu-nos que no mesmo Plano de Investimentos Específicos, prevê investir 163.700 euros no apetrechamento de apoio à pesca, em todos os portos do Algarve.

Ao nosso jornal, a Docapesca referiu ainda que no âmbito do Plano de Investimentos Correntes para 2016 já executou cerca de 403 mil euros “nos portos do Algarve, até este momento”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill