Esta é uma conclusão da Alphaliner, que compara as suas previsões com resultados alcançados pela transportadora marítima em 2018
CMA CGM

A CMA CGM deverá chegar ao final deste ano com uma dívida de 13,2 mil milhões de euros, acima dos 8,1 mil milhões registados em 2018, segundo a consultora Alphaliner, citada pelo World Maritime News. De acordo com a consultora, para este aumento da dívida contribuirão as necessidades de despesa de capital, a consolidação da dívida da CEVA Logistics (na sequência da fusão das duas empresas) e alterações nas regras contabilísticas.

Com base em dados da consultora, o jornal recorda que em 2018 a CMA CGM fez investimentos significativos, designadamente, 447 milhões de euros em navios e outros activos, 444 milhões na aquisição de parte da CEVA Logistics e 185,7 milhões de euros na aquisição da Containerships.

Além disso, para este ano a consultora antecipa os compromissos da CMA CGM de 592,6 milhões de euros em pagamentos por novos navios, 123,8 milhões de euros em docas secas para acolher navios onde serão instalados scrubbers e 123,8 milhões de euros em investimentos em terminais, depósitos e infra-estruturas tecnológicas. A CMA CGM precisará ainda de pagar a aquisição da restante parcelada CEVA.

A Alphaliner lembra também que o EBITDA da CMA CGM caiu para mil milhões de euros em 2018, face a quase o dobro no ano anterior, e que os ganhos líquidos caíram para 30 milhões de euros, contra 616,5 milhões no ano anterior. Uma deterioração em receitas e margens operacionais que já levou a CMA CGM a anunciar um programa de redução de custos e a que fizemos aqui referência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill