Pela primeira vez, as duas entidades colaboraram numa formação para formadores no âmbito do SIFICAP
Mondego

De 23 a 25 de Janeiro, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), em cooperação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), desenvolveu a primeira acção de formação de formadores SIFICAP (Sistema de Fiscalização e Controlo das Acividades da Pesca) para agentes da Unidade de Controlo Costeiro daquela autoridade.

De acordo com a DGRM, a acção de formação “abordou várias áreas de controlo e inspeção da pesca e das actividades conexas, designadamente enquanto sistema de Monitorização Controlo e Vigilância, sistema de informação nacional de controlo e inspeção, bem como de articulação de procedimentos e troca de experiências, sempre no contexto de actuação do SIFICAP”.

A iniciativa também incluiu uma visita ao Centro de Controlo e Vigilância da Pesca da DGRM, onde os agentes da GNR puderam conhecer o funcionamento do centro.

A DGRM recorda que tem em curso “um projecto de modernização do SIFICAP (projecto Oceano), iniciado em 2017, com o objectivo de construir uma nova versão da plataforma informática, de forma a responder melhor aos novos desafios que se aplicam ao controlo e inspecção” e neste processo destaca “a implementação do ponto único de registo da actividade nacional de controlo e inspecção da pesca e das actividades conexas”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill