Colisão a leste de Singapura provoca rombo no USS Jonh MacCain, cinco feridos e dez desaparecidos, todos norte-americanos. Alnic MC sofreu apenas danos num tanque
USS Thunderbolt

O destroyer USS John S. McCain, da Marinha dos Estados Unidos, e o petroleiro Alnic MC, de pavilhão liberiano, colidiram na madrugada de ontem, a leste de Singapura, provocando um rombo no navio norte-americano, com inundação de alguns compartimentos, incluindo a casa das máquinas, sala de comunicações e acomodações da tripulação, refere a agência Reuters.

Com base em depoimentos da Marinha dos Estados Unidos, a Reuters afirma que os tripulantes estancaram a inundação. Apesar do rombo, o navio chegou pelos seus próprios meios à Base Naval de Changi, em Singapura, com cinco marinheiros feridos, dos quais quatro foram hospitalizados, e 10 desaparecidos (até ontem à tarde).

Segundo a Reuters, ontem estava em curso uma missão de busca e salvamento dos marinheiros desaparecidos, envolvendo navios, rebocadores e helicópteros de Singapura, bem como meios navais e aéreos dos Estados Unidos. Segundo notícias divulgadas, não ocorreu derrame de petróleo, embora o Alnic MC, de183 metros de comprimento e 30 mil toneladas de arqueação bruta, transportasse cerca de 12 mil toneladas de combustível de Taiwan para Singapura.

De acordo com o World Maritime News, o navio liberiano sofreu danos num tanque dianteiro sete metros acima da linha de água, mas a sua tripulação não registou quaisquer ferimentos. Construído em 2008, o Alnic MC é propriedade da empresa grega Brave Maritime Corporation e estava ao serviço da Trafigura Beheer BV desde Março, por um período de um ano, refere o mesmo jornal.

Recorda ainda o World Maritime News que esta foi a segunda colisão entre um navio militar dos Estados Unidos e um navio mercante em águas asiáticas no período de dois meses. Em 17 de Junho, o porta-contentores ACX Crystal, de pavilhão filipino, ao serviço da NYK Line, e o destroyer norte-americano USS Fitzgerald colidiram a 56 milhas náuticas a sudoeste de Yokosuka, no Japão, daí resultando a morte de 7 militares dos Estados Unidos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill