Medida com duração indefinida aplica-se a navios tanque e cargueiros de GPL
MOL

A demolição de navios tanque e cargueiros de gás de petróleo liquefeito (GPL) foi proibida nos estaleiros de Gadani, no Paquistão, refere o World Maritime News, citando meios de comunicação locais com base em declarações de Sardar Sanaullah Khan Zehri, o chefe do Governo da província paquistanesa do Baluchistão.

De acordo com este responsável, a medida foi tomada na sequência de dois incidentes graves ocorridos naqueles estaleiros – uma explosão seguida de incêndio em 1 de Novembro de 2016 que matou mais de 20 pessoas e outra ocorrência em 9 de Janeiro deste ano que vitimou 5 pessoas – e que terão resultado da “total ausência de medidas de segurança”, afirma Patrizia Heidegger, Directora Executiva da Organização Não Governamental Shipbreaking Platform.

A medida permanecerá em vigor até indicações em contrário, ou seja, sem data limite para o seu termo, no entanto, não se aplica aos navios que já estão em processo de desmantelamento. Nestes casos, os desmantelamentos continuarão depois da limpeza adequada dos navios.

Embora acolha com satisfação a medida, a Directora Exrecutiva da Shipbreaking Platform é prudente. Afinal, em Novembro, depois do grave incidente ocorrido nos estaleiros de Gadani, estes foram encerrados, mas reabertos depois de uma decisão do Supremo Tribunal do Baluchistão ter deferido um pedido feito nesse sentido pela Pakistan Ship Breakers Association.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill