Preços mais atractivos farão aumentar a actividade, diz consultora
deamantelamento

O desmantelamento de porta-contentores deve intensificar-se em 2016 devido à tendência para preços mais atractivos do serviço, segundo a consultora Drewry,refere o World Maritime News. Face ao aumento dos preços oferecidos pelos navios para sucata, depois dos níveis baixos de 2015, os proprietários de navios mais velhos serão tentados a aproveitar o momento e a retirá-los do activo.

Segundo a consultora, citada pelo jornal,19 navios foram desmantelados nos dois primeiros meses deste ano (58 mil TEU), dos quais 12 tinham menos de 20 anos e 9 tinham menos de 4 mil TEU de capacidade, o que parece sugerir que mais unidades seguirão o mesmo destino.

Dezembro último representou o pico da actividade de 2015, com 15 navios enviados para desmantelamento, ou seja, 25% do total desse ano, e que foram abatidas cerca de 195 mil TEU à frota mundial, quase metade do valor médio anual dos três anos anteriores.

No ano passado, os donos de navios mais velhos preferiram prolongar-lhes o seu ciclo de vida útil porque, além dos preços pouco sedutores, existiu uma procura renovada pelos navios Panamax, na sequência de um impulso de novos serviços regionais nos primeiros meses, em particular, na Ásia costa ocidental dos Estados Unidos, refere a Drewry.

Embora esta tendência para a redução da frota por via do desmantelamento, por si só, não seja suficiente para equilibrar a relação entre oferta e procura de navios, pode contribuir para transferir navios mais pequenos das rotas Leste-Oeste para as rotas Note-Sul.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill