47 projectos de protecção do litoral vão custar 110 milhões de euros, dos quais 88,5 milhões provenientes do fundo de coesão
Ria de Aveiro

A empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros, será lançada na segunda quinzena de Maio, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no âmbito da sessão de apresentação dos investimentos de protecção do litoral, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

No total, foram apresentados 47 projectos, correspondentes a investimentos de 110 milhões de euros com financiamento comunitário do fundo de coesão de 88,5 milhões de euros e destinados “a proteger território e travar a erosão costeira, antecipando riscos provocados pelas alterações climáticas”, refere o Governo. “São 65 quilómetros de costa, 20 dos quais já foram intervencionados”, esclareceu o ministro do Ambiente.

Na mesma sessão, também foi apresentada “a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova-Vagueira, orçada em 14,5 milhões de euros e comparticipada pelo POSEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração do Porto de Aveiro”, refere o Governo.

Tal alimentação artificial incluirá dois milhões de metros cúbicos de areia que se encontram depositados no porto de Aveiro e as areias provenientes da “conclusão da dragagem dos fundos na bacia de manobra do terminal Norte do Porto de Aveiro”, esclarece o Governo. Uma dragagem que “é a base para aumentar a competitividade do Porto de Aveiro, alargando a área de influência”, considerou a ministra do Mar.

Segundo se explica, nos terraplenos libertados pelas areias será instalada uma fábrica de estruturas offshore, “que deverá iniciar a laboração em 2019” e corresponde a um investimento privado de 25 milhões de euros e a 150 novos postos de trabalho.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill