Governo já determinou períodos de defeso para a pesca no Mondego em 2018
Mondego

Já está em vigor o período defeso para 2018 relativo à pesca em águas interiores não marítimas no Mondego, que é estabelecido considerando consultas efectuadas junto do sector da pesca, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Autoridade Marítima Nacional, “e, ainda, os trabalhos realizados pelas instituições científicas envolvidas na gestão e acompanhamento da passagem para peixes localizada no Açude-Ponte Coimbra”, esclarece o recente despacho do Ministério do Mar.

O objectivo é “assegurar um período de defeso harmonizado em toda a zona do Baixo Mondego que permita à lampreia, ao sável e à savelha potenciar a migração até aos habituais lugares de desova”, explica o documento.

Assim, o Governo determinou que, no Mondego, em 2018, o período de defeso para pesca do sável e da savelha é de 15 de Março a 31 de Dezembro e que para a pesca da lampreia é de 15 a 19 de Março e de 21 de Abril a 31 de Dezembro. Nestes períodos e para estas espécies, “é interdita a captura, manutenção a bordo, descarga e primeira venda de exemplares capturados em águas interiores não marítimas no rio Mondego, bem como a utilização de redes de tresmalho de deriva”, determinou o Governo.

E de 15 a 19 de Março é proibido capturar, manter a bordo, descarregar e fazer primeira venda “de exemplares capturados em águas interiores não marítimas no rio Mondego”, bem como utilizar redes de tresmalho de deriva, refere o Governo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill