A Agência Norte-Americana de pesquisa de sistemas na área da Defesa, DARPA, já revelou os mais recentes testes do novo sistema de elevação aérea de um conjunto de sensores que, acoplados aos respectivos Navios Patrulha, lhes permite ampliar as suas capacidades de vigilância e reconhecimento.

Designado genericamente como TALONS, Towing Airborne Lift of Naval Systems, o sistema, essencialmente composto por um conjunto de sensores acopolados a uma asa que, lançada do convés do navio, permitindo a elevação no ar, concede aos mesmos uma capacidade de vigilância e reconhecimento muito superior ao que teriam estando simplesmente embarcados.

Testado a bordo do Navio Patrulha USS Zephyr, o sistema, segundo a Marinha Norte-Americana, demonstrou uma também uma capacidade de operação segura sob uma variedade de estados do mar e condições de vento sem afectar adversamente a capacidade operacional do navio.

Nos testes realizados, o sistema melhorou significativamente a capacidade do navio de detectar, rastrear e classificar os alvos de interesse, aumentando também muito significativamente o raio de alcance das comunicações entre o navio e plataformas

O TALONS também capacidade para suspender instrumentos de inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e de comunicações de até cera de 70 Kg a uma altitude passível de variar entre  150 e os 460 metros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill