Curso especializado de técnicas e metodologias de aquaponia em Março pretende dar formação numa área de futuro

O curso de Iniciação à Aquaponia é dirigido a profissionais da agricultura e da aquacultura, investigadores, empresários, empreendedores, estudantes nas áreas da biologia, aquacultura e agronomia, por exemplo, e resulta de uma colaboração entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a Aquaponics Portugal.

Em Portugal, a aquaponia é considerada um sector com grande potencial. De entre as 10 profissões com maior crescimento previsto nas próximas décadas, encontram-se duas intimamente ligadas à aquaponia: o agricultor urbano e o piscicultor de aquaponia.

O curso, apenas de formação inicial de aquaponia, pretende difundir as principais técnicas e metodologias de aquaponia, sensibilizando para a importância deste sistema de produção alimentar mais moderno e sustentável que combina técnicas aquícolas e agrícolas. No final da ação de formação, os formandos deverão dominar os aspetos teóricos que permitirão desenvolver a prática dos processos mais comuns ligados ao planeamento e instalação de um sistema aquapónico, sua manutenção e exploração como fator produtivo.

Os formadores do curso são Filipe Ribeiro (MARE), Isabel Caçador (DBV-FCUL e MARE), João B. Cotter (Aquaponics Portugal), João Henriques (Urban Grow) e João Lemos (Aquaponia Portugal).

A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a aquacultura com hidroponia (cultivo de plantas sem utilização de solo), criando uma solução mais sustentável que os actuais sistemas de aquacultura. No processo de crescimento, os animais produzem nutrientes que vão alimentam as plantas e estas, ao absorver os nutrientes, filtram a água, renovando a sua qualidade para os peixes ou outros animais.

O curso «Iniciação à Aquaponia: Produção de Vegetais e de Peixe de Forma Natural e Sustentável» irá decorrer de 16 a 21 de Março de 2015. Decorre em horário pós-laboral, num total de 24 horas de formação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem um custo de 178,50 euros.



Um comentário em “Curso «Iniciação à Aquaponia»”

  1. Rui Tojal diz:

    Acho esse tipo de curso virado para a produção sustentável e biologicamente controlada de alimentos muito oportuno e de futuro.
    Espero que tenha tido continuidade, pois o anúncio aqui no site é referente a 2015, estando eventualmente interessado, dependendo do calendário e demais condições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill