Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acompanha passeio no Tejo
ciência viva

A caravela «Vera Cruz» está hoje em Lisboa para um passeio no Tejo, com a presença a bordo do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, jornalistas, tripulantes e oito jovens investigadores, no âmbito de um cruzeiro científico que assinala os 20 anos do programa Ciência Viva no Verão.

Durante o dia terá lugar um festival de ciência ao ar livre, no Jardim da Torre de Belém, promovido pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, o Planetário Calouste Gulbenkian e os Centros Ciência Viva de Sintra, Constância e Alviela, com a participação de 25 unidades de investigação, museus, Centros Ciência Viva e empresas com experiências a partilhar pelo público.

O cruzeiro a bordo da caravela, denominado Ao Leme com Ciência Viva, realiza-se em colaboração com Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, ao longo de sete dias de navegação e quatro escalas, uma das quais já ultrapassada (Sines). De de Lisboa, a viagem segue rumo a Ílhavo (7 de Agosto) e Porto (9 de Agosto). Em cada escala, os Centros Ciência Viva organizam um festival de ciência no âmbito do programa Ciência Viva no Verão em Rede, que prossegue até 15 de Setembro, num total que ultrapassa as mil actividades em todo o país.

No total, ao longo dos sete dias, o evento conta com 204 actividades dedicadas ao mar, das quais 42 em mercados e com investigadores.

Todos os investigadores participantes têm entre 21 e 24 anos e pertencem a laboratórios de astronomia, geofísica e ciências do mar: Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Lisboa), Instituto Dom Luiz (Lisboa), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Porto), Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Aveiro), MARE (Lisboa e Figueira da Foz) e Centro de Ciências do Mar (Faro).

Durante o cruzeiro são debatidos alguns dos principais temas do oceano, como a subida do nível do mar, as alterações climáticas, os micro-plásticos, a poluição, a erosão do litoral, a sobrepesca e a exploração dos recursos marinhos. Além disso, os cientistas fazem observações e medições de parâmetros oceanográficos, como a salinidade e a temperatura, e recolhem água e materiais biológicos para análise. A aventura pode ser acompanhada em tempo real através do blogue Ao leme com Ciência Viva.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill