Apesar de algum crescimento no transporte de carga por via marítima entre a Ásia e a Oceânia, segundo a Drewry, a consultora apela à prudência na análise dos números
Yang Ming

A procura de navios para transporte de carga da Ásia para a Oceânia nos dois primeiros meses deste ano terá crescido 11,5% face ao período homólogo do ano anterior, refere a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News. Este número, porém, deve ser visto com precaução devido a uma comparação imperfeita resultante de diferentes datas atribuídas ao Novo Ano Chinês, referem as mesmas fontes.

Em 2017, o comércio de carga contentorizada pelo sul, da Ásia para a Australásia, cresceu 1%, o valor mais baixo em cinco anos, resultante de uma quebra de 6,3% no volume de carga transportada do Sudeste Asiático, mas que foi compensada pelas exportações do Nordeste Asiático, que cresceram 4,1%.

O jornal acrescenta que ao longo dos últimos 12 meses, o comércio para a Oceânia, quer do Sudeste Asiático, quer do Nordeste Asiático, tem revelado pouco actividade em termos de modificações de serviços. Mesmo assim, as tarifas dos fretes de Janeiro quase tinham duplicado nessa zona nos últimos seis meses, refere o jornal. Mas em Março, as tarifas registavam uma quebra, o que poderia significar que pouco estaria a ser feito do lado da oferta para prevenir a redução desse valor, refere ainda o jornal.

De acordo com a Drewry, citada pelo jornal, as tarifas ainda estão acima do que estavam no mesmo período do ano anterior, mas para prevenir derrapagens, os operadores devem não só esperar por um aumento da procura, mas também proceder aos necessários ajustamentos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill