O operador portuário chinês COSCO Shipping Ports Limited anunciou acordo para a concessão no terminal portuário CSP de Zeebrugge
DVB Bank

O operador portuário chinês COSCO Shipping Ports Limited anunciou um acordo para a concessão do terminal portuário CSP de Zeebrugge, em Bruxelas, o segundo porto com maior movimento de contentores da Bélgica, refere o World Maritime News. No seguimento do acordo, o operador celebrou também um Memorando de Entendimento (MoU) com o grupo francês CMA CGM, para investimento inicial de 10% neste terminal.

“A assinatura dos termos de concessão com o porto de Zeebrugge melhorará os serviços do terminal e aprofundará as relações comerciais bilaterais entre os dois países; além disso, estamos a negociar com o porto de Zeebrugge a nossa cooperação no desenvolvimento de serviços logísticos completos no hinterland do terminal e espero que tenhamos desenvolvimentos em breve para melhorar os serviços ao cliente. Após a assinatura dos termos de concessão com o porto de Zeebrugge, a CSP assumirá o controlo do CSP Zeebrugge”, referiu Xu Lirong, presidente da COSCO Shipping.

“Planeamos não só transformar o CSP Zeebrugge num cruzamento marítimo, como também numa plataforma ultra-logística para servir a Europa continental e as ilhas britânicas. Neste sentido, trabalharemos em colaboração com o porto de Zeebrugge na Zona Logística Marítima. Além disso, estamos contentes de ter o grupo CMA CGM como parceiro. Com a cooperação da CMA CGM, estamos confiantes de que não só podemos oferecer serviços de alta qualidade, como também ganhar oportunidades económicas em torno do porto de Zeebrugge”, acrescentou Zhang Wei, Vice-Presidente e Director da COSCO Shipping Ports.

O negócio faz parte do mega projecto da China conhecido como One Belt, One Road, que pretende transformar as portas comerciais marítimas do país, em plataformas multimodais e de logística, na antiga Rota da Seda, que a China procura converter numa longa rota comercial moderna entre o Extremo Oriente e a Europa.

“O lançamento da iniciativa Belt and Road entre a China e a Bélgica em 2014 estabeleceu uma base sólida para a cerimónia de hoje. O porto de Zeebrugge é perspicaz em parceria com a China; é pioneiro, numa série de movimentos decisivos e conseguiu resultados visíveis”, comentou o Embaixador da China na Bélgica, Qu Xing. “Ao explorar activamente oportunidades de cooperação com a China, o porto de Zeebrugge ganhou importância no mercado internacional de transporte marítimo, especialmente nas rotas europeias do noroeste”, conclui.

Recorde-se que a Cosco Shipping Ports é uma subsidiária da Cosco Shipping, operadora da maior frota mundial em termos de tonelagem, e parceira da APM Terminals em várias operações na rede de portos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill