A COSCO Shipping Ports vai adquirir 60% do Chancay Terminal, naquele que é porventura o primeiro investimento chinês num terminal portuário da América do Sul
Centre for Economics and Business Research

A operadora portuária chinesa COSCO Shipping Ports, sediada em Hong-Kong e subsidiária da COSCO, assinou recentemente um acordo com a peruana Volcan Compañía Minera (Volcan) para lhe adquirir 60% da Terminales Portuarios Chancay (Chancay Terminal) por cerca de 197 milhões de euros, dos quais 49 milhões pagos numa fase inicial, refere o World Maritime News.

Com esta aquisição, a COSCO Shipping Ports estabelecerá a sua primeira subsidiária na América do Sul e fará o que é considerado o primeiro investimento empresarial chinês num terminal portuário deste sub-continente, segundo o mesmo jornal.

Situado 58 quilómetros a norte de Lima, a capital do Perú, o porto de Chankay é um porto natural de águas profundas, com uma profundidade máxima de águas de 16 metros, capaz de acomodar mega-navios. O mesmo jornal, citando a COSCO Shipping Ports, refere que a Chankay Terminal é dona do terreno, pelo que não tendo que pagar concessão, pode aplicar todos os seus recursos no desenvolvimento da infra-estrutura.

A Volcan começou a realizar trabalhos de pesquisa para a construção deste terminal há muitos anos. A sua construção inclui uma componente multiusos (multi-purpose), uma zona para contentores e instalações infra-estruturantes. A primeira fase contemplará quatro cais, dos quais dois são multiusos e dois para contentores (com uma capacidade anual para um milhão de TEU).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill