Esta foi uma conclusão da Clarkson Research e traduz uma realidade que ocorre pela primeira vez em sete anos, muito induzida pelas encomendas de navios para GNL aos estaleiros sul-coreanos
Índia Dinamarca
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em 2018, pela primeira vez em sete anos, a Coreia do Sul terá ultrapassado a China em encomendas para construção de navios, segundo dados da consultora Clarkson Research citados em vários meios de comunicação internacionais.

Tais dados revelam que os estaleiros sul-coreanos receberam encomendas de 12,63 milhões de toneladas brutas compensadas (compensated gross tons, ou CGTs), o equivalente a 44,2% das 28,6 milhões de CGTs encomendadas em todo o mundo, superando as 9,15 milhões de CGTs encomendadas à China e ainda as 3,6 milhões de CGTs encomendadas ao Japão.

Recorde-se que as CGTs são um indicador que traduz o volume de trabalho necessário para construir um navio e que se obtém multiplicando a tonelagem de um navio por um coeficiente variável em função do seu tipo e dimensão.

Para este resultado da Coreia do Sul muito terão contribuído as encomendas para navios de transporte de gás natural liquefeito (GNL). Os estaleiros deste país receberam 80% destas encomendas a nível global. Em termos globais, as encomendas de navios para GNL em 2019 deverão atingir as 69, mais quatro do que em 2018, muito induzidas quer pelo aumento do consumo de GNL na China, quer pelas novas regras sobre combustíveis sustentáveis, designadamente na indústria marítima, refere a consultora.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. IV Grande Conferência JEM

    Janeiro 22 - Janeiro 23
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill