Candidaturas abertas até ao final de Fevereiro
FCT

Até 29 de Fevereiro estão abertas candidaturas para financiamento de projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, na área das Ciências do Mar, desenvolvidos em conjunto por equipas de investigação portuguesas e chinesas.

O concurso é bilateral e promovido conjuntamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a National Natural Science Foundation of China (NSFC), no âmbito de um Protocolo  subscrito por ambas as entidades em Julho de 2015, com o objectivo de apoiar e incentivar a cooperação entre entidades de investigação e universidades na China e em Portugal.

Para as equipas portuguesas, a FCT disponibiliza um total de 300 mil euros, sendo que cada projecto escolhido beneficiará de apoio até ao limite de 100 mil euros. A NSFC fica responsável pelo co-financiamento destinado às equipas chinesas. O financiamento aos projetos bilaterais conjuntos tem uma duração de trinta e seis meses.

Pela FCT, as candidaturas estão abertas a “equipas de investigação de Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos; outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica”, conforme refere o site da FCT.

A avaliação será feita mediante revisão por pares, baseada no “mérito científico e relevância da proposta, conduzido de modo independente pela FCT e NSFC”. No caso da FCT, será realizada por um painel internacional. No final, terá lugar uma reunião de uma Comissão Mista formada por elementos da FCT e da NSFC para decidir as propostas a apoiar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill