Foi publicada em Diário da República a adesão de Portugal à Convenção Internacional relativa ao Controlo dos Sistemas Antivegetativos Nocivos nos Navios
Decreto n.º 26/2018

Foi esta semana publicado em Diário da República o Decreto n.º 26/2018, “que aprova, para adesão a Convenção Internacional relativa ao Controlo dos Sistemas Antivegetativos Nocivos nos Navios, adoptada em Londres, em 5 de outubro de 2001, no contexto de uma conferência diplomática, a Conferência AFS, realizada sob a égide da Organização Marítima Internacional”, informou a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A Convenção estabelece a proibição dos sistemas antivegetativos nocivos utilizados nos navios e tem por “objectivo reduzir ou eliminar os efeitos nocivos, para o meio ambiente marinho e para a saúde humana, dos compostos organoestânicos que actuam como biocidas activos” nesses sistemas antivegetativos, esclarece o diploma.

Segundo se esclarece, a Convenção entrará em vigor doze meses após a data na qual pelo menos 25 Estados, cujas frotas mercantes na totalidade representem no mínimo 25 por cento da arqueação bruta da frota mercante mundial, tenham assinado o documento sem reserva de ratificação, aceitação ou aprovação, ou tenham depositado o instrumento necessário de ratificação, aceitação, aprovação ou adesão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill