Solução de compromisso foi colocada em cima da mesa em Outubro de 2016 e adia por dois anos a entrada em vigor da BWC para os navios construídos até 8 de Setembro
BWC

A entrada em vigor da Convenção Internacional para o Controle e Gestão das Águas de Lastro e Sedimentos (Ballast Water Management/BWM Convention), prevista para 8 de Setembro deste ano, poderá ser adiada para 2019 relativamente aos navios já existentes, revela o World Maritime News com base em informações da seguradora North P&I Club.

Segundo o jornal, a medida consta de uma proposta adiantada durante a 70ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho (Marine Environment Protection Committee, ou MEPC 70) da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), em Outbro de 2016, e será debatida na próxima sessão do comité (MEPC 71), entre 3 e 7 de Julho.

A proposta foi subscrita conjuntamente pelo Brasil, Índia, Ilhas Cook, Noruega e Libéria, e prevê que a entrada em vigor da convenção se mantenha sem alterações relativamente aos navios construídos em 8 de Setembro ou após essa data, que permanecerão obrigados a instalar os equipamentos adequados para tratamento das suas águas de lastro.

O jornal refere que a proposta consiste numa emenda ao Regulamento B-3 da convenção, constitui uma solução de compromisso justa e equilibrada e responde às preocupações colocadas por vários segmentos do sector, indo ao encontro das pretensões dos armadores, fabricantes dos equipamentos e instaladores.

Adoptada em 2004, esta convenção visa impedir a contaminação das águas dos diversos países com organismos marinhos ou patogénicos provenientes de outras regiões, por via do seu transporte nas águas de lastro e sedimentos dos navios. Para entrar em vigor, era necessária a sua ratificação por 30 Estados representando 35% da frota mundial (medida em arqueação) e o decurso de um ano após a verificação desse requisito, que ocorrerá a 8 de Setembro de 2017.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill