O projecto de construção do novo pipeline da Gazprom, Nord Stream 2, para fornecimento de Gás Natural à Europa, conheceu um decisivo avanço com a assinatura dos respectivos contractos para financiamento do mesmo com as empresas Engie, OMV, Shell, Uniper e Wintershall.

As cinco empresas comprometeram-se a proceder ao financiamento a longo prazo  o projecto em 50% do valor total do seu custo, estimado neste momento em cerca de 9,5 mil milhões de euros, sendo o contributo de cada uma na casa dos 950 milhões de euros.

A Gazprom continuará a ser a única accionista da nova empresa, a Nord Stream 2 AG, prevendo-se que a instalação do pipeline se inicie ainda em 2018 para estar concluída e operacional até finais de 2019.

O Nord Stream 2 terá um comprimento de 1 220 Km e uma capacidade anual de transporte na ordem dos 55 mil milhões de metros cúbicos, o que significa também uma capacidade para abastecimento a 26 milhões de lares europeus quando se espera que as necessidades em termos de fornecimento dupliquem nos próximos 20 anos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill