Depois de dificuldades que geraram dispensa de trabalhadores e venda de activos, os três grandes estaleiros sul-coreanos esperam um 2018 favorável e melhor do que o ano anterior
Alphaliner

As três principais construtoras navais sul-coreanas – Hyundai Heavy Industries (HHI), Samsung Heavy Industries (SHI) e Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) – antecipam um 2018 favorável em termos de encomendas, refere o World Maritime News.

Este ano, a HHI espera novas encomendas no valor de 10,9 mil milhões de euros, contra 6,2 mil milhões em 2017, refere o jornal, com base em dados da agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Já a SHI espera encomendas no valor de 6,3 mil milhões de euros, contra 5,7 mil milhões em m 2017. Finalmente, a DSME espera encomendas acima dos 4 mil milhões de euros, mais do dobro do que em 2017, ano em que atingiu 1,6 mil milhões de euros, refere o jornal citando a mesma agência noticiosa.

Esta expectativa de aumento de encomendas representa uma convulsão no mercado da construção naval, depois de uma queda na procura motivada pelo excesso de capacidade instalada.

O jornal refere ainda que para sobreviverem nesse período de menor procura num mercado tão volátil, as construtoras foram forçadas a reduzir custos, designadamente através da dispensa de mão-de-obra, reestruturação de dívidas e alienação de activos não relacionados directamente com a sua actividade principal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill