A indústria da construção naval chinesa passou à frente da Coreia do Sul, em número, com encomendas para 290 navios em 2017
Marítimos

Em 2017, a indústria da construção naval chinesa registou maior número de encomendas anual face à frente da Coreia do Sul, com 290 navios, no valor de oito mil milhões de euros, liderando o mercado do “Shipbuilding” este ano, segundo o World Maritime News, que cita dados da VesselsValue.

Os atractivos preços da China foram uma das razões que levou a esta ultrapassagem por parte da China à Coreia Sul, que dominava o mercado da construção naval desde 2011 até 2015. Também o facto de a CMA CGM ter encomendado nove porta-contentores de 22.000 TEUs à China, todos alimentados apenas com Gás Natural Liquefeito (GNL) fez com que os estaleiros se sobressaíssem.

Os navios encomendados à Coreia do Sul, embora menos (170), representaram, porém, investimentos de aproximadamente 10 mil milhões de euros, devido aos grandes estaleiros em vista – DSME, HHI, e SH – serem mais avançados tecnologicamente, o que ainda assim não os fez manter a sua posição no mercado, tendo passado para 2º lugar.

Em terceiro lugar no ranking está o Japão, que recebeu encomendas para a construção de 97 navios, no valor de pouco mais de dois mil milhões de euros. E nas últimas posições, as Filipinas e o Vietname, em quarto e quinto lugar, respectivamente, com 27 e 13 navios, estiados num total de 315 milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill