Até ao fim de 2017 ou, no limite, até ao fim do 1º trimestre de 2018, o Governo quer abrir concurso para a reabilitação do troço ferroviário entre Évora e Elvas, assumiu o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas
Porto de Sines

O Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, relacionou o porto de Sines com o investimento que considera importante fazer na ligação ferroviária entre Sines e Caia no âmbito do «Plano Nacional de Ferrovia 2020». Numa conferência sobre turismo náutico realizada na passada Sexta-feira, Pedro Marques considerou que Sines é o principal porto do país e referiu que o troço entre Évora e Elvas é “absolutamente estruturante da grande ligação que está em falta no corredor Sul”.

O ministro também referiu que esta é uma das mais importantes “ligações que está em falta na ferrovia europeia”, acrescentando que o Governo pretende lançar o concurso para a sua reabilitação até ao final deste ano, ou, “no máximo, no primeiro trimestre do próximo ano”. Disse igualmente que o investimento, a realizar até 2020 ou 2021, implica o lançamento de uma grande empreitada de reabilitação de todo o troço entre Sines e Grândola, que “é uma zona que é hoje uma condicionante forte à competitividade da ligação ferroviária”.

Pedro Marques afirmou que esta “é uma aposta muito grande na ligação ferroviária de Sines à Europa”, contribuindo para promover a competitividade do porto em sintonia “com o investimento nacional e o investimento a realizar pelos parceiros internacionais neste porto”, notando a importância de diversificar as actividades económicas e acrescentando que Sines “é um exemplo do que deve ser feito, ao conciliar o desenvolvimento portuário, logístico e industrial”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill