O Comissário Europeu com o pelouro do mar identificou cinco áreas de acção sobre os oceanos

O Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, anunciou hoje, na Grécia, que cerca de «um quinto – perto de 500 – dos primeiros projectos submetidos» ao Plano Juncker «podem apoiar a economia azul e gerar crescimento azul», valendo perto de 300 mil milhões de euros.

Karmenu Vella falava na inauguração da 8ª Conferência do Dia Marítimo Europeu, em Atenas. Na ocasião, identificou cinco áreas em que a Europa deve agir no âmbito da economia azul: protecção, inovação, investimento, formação e resultados.

Anunciou igualmente uma ronda de consultas sobre a gestão dos oceanos e a sua intenção de organizar, ainda este ano, uma conferência de alto nível dedicado ao financiamento da economia marítima.

Aquele responsável aproveitou para recordar que pelos mares da União Europeia passa 90% do comércio externo comunitário e 37% do seu comércio interno. Acrescentou que o mar europeu representa 500 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto anual e 3,5 a 5 milhões de postos de trabalho.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill