Com uma meta a antingir (23% de energia renovável até 2020), França terá o auxilio da Comissão Europeia para arrancar com quatro projectos.
MIMRee

A Comissão Europeia (CE) concordou apoiar o desenvolvimento de quatro demonstrações de projectos eólicos flutuantes franceses, tanto financeiramente como a nível operacional, principalmente para testar cada uma das turbinas antes de serem implementados em larga escala, segundo o Maritime Executive.

 

Os projectos, que terão três a quatro turbinas e uma capacidade instalada de 24 MegaWatts (MW), terão cada um uma combinação de turbinas, bóias e cabos. Um deles, o Groix Belle Ile, será alocado no Oceano Atlântico, e os restantes, Golf du Lion, Eolmed e Provence Grand Large, serão instalados no Mediterrâneo.

 

Este esforço, que surge no seguimento da Directiva de Energias Renováveis, que detém metas estabelecidas para cada Estado Membro até 2020, no caso de França, destina-se a atingir quotas de 23%, um número representativo tendo em conta que o país apenas iniciou este tipo de operações em 2018.

 

França instalou a sua primeira turbina eólica flutuante perto de Saint-Nazaire, construída pela Ideol, e com uma doação de 2,5 milhões de euros da União Europeia

 

A nível global, segundo a Navigant Research, mais de 69 GigaWatts (GW) de capacidade serão instalados entre 2018 e 2017, excedendo os 100 GW de capacidade operacional em 2030. Nomeadamente através da energia marinha, a Agência Internacional de Energia estima que o potencial esteja entre 20.000 e 90.000 terawatts/hora, o suficiente para atender às necessidades do mundo (aproximadamente 16.000 terawatts/hora).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill