A Clarksons Research refere que o crescimento do comércio marítimo global deste ano será o melhor dos últimos cinco anos e, embora com um optimismo prudente, admite que resulta de algumas tendências positivas que identifica
UNCTAD

O comércio marítimo global deverá crescer 3,9% e 2017, o que representará o crescimento mais rápido dos últimos cinco anos, desde os 4,3% de 2012, refere a consultora Clarksons Research, citada pelo World Maritime News.

Este valor significa também a confirmação de uma tendência de crescimento que já vem de trás. Em 2016 foi de 2,8% e no ano anterior foi de 2,1%, em ambos os casos, dois valores baixos e significativamente inferiores ao previsto para este ano.

Outro dado identificado pela Clarksons Research é o de que estes 3,9% previstos são um bom registo histórico, pois ficam acima da média de crescimento desde 2009, quando ocorreu uma quebra de 4%, e que é de 3,4% (se excluirmos a evolução positiva de 2010, que foi de 9,3%, e faz subir a média desde 2009 para 4,2%).

Sem desprezar os riscos e as pressões negativas, contudo, a consultora refere que várias tendências contribuíram para este crescimento: a resiliência nas importações de granéis sólidos pela China, um regresso ao aumento do comércio de carvão, um comércio de carga contentorizada robusto entre países asiáticos, um rápido progresso no comércio contentorizado nas rotas do Pacífico e a emergência de comércio de volumes de gás.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill