A JSC Admiralty Shipyards iniciou oficialmente a construção da Pólo Norte, uma plataforma auto-propulsionada, resistente ao gelo, para operações no Árctico.
IMO

A JSC Admiralty Shipyards iniciou oficialmente a construção da plataforma auto-propulsionada de investigação resistente ao gelo para operações no Árctico, denominada Pólo Norte, segundo meios de comunicação internacionais.

Para a plataforma, avaliada em 98,4 milhões de euros, a Admiralty Shipyards, em Abril de 2018, tinha assinado um contrato com o Serviço Federal Russo de Hidrometeorologia e Monitorização do Ambiente, dado que era seu objectivo cumprir missões de investigação que permitam aumentar o conhecimento do Árctico e da Antárctida. Capaz de navegar através de gelo a 10 nós, passará no Ártico pelo menos dois anos, com 14 tripulantes e cerca de 40 investigadores a bordo.

Com 1.090 metros e 84 metros, esta será a primeira estação de pesquisa do mundo com base permanente nas águas do Ártico. Pesquisa que abrange a vida marinha, a meteorologia e os recursos naturais. Espera-se que esteja pronta para operação em 2020 e será operada pelo instituto meteorológico russo Roshydromet.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill