Operação coincide com tentativa do Governo de Singapura de recuperar movimento de transhipment
PSA Singapore Terminals

A CMA CGM e a PSA Singapore Terminals (PSA) confirmaram que vão criar a CMA CGM-PSA Lion Terminal Pte. Ltd. (CPLT), uma joint-venture para utilizar e explorar quatro terminais para mega contentores, refere o World Maritime News.

A CPLT começará as operações na segunda metade deste ano e usará a mais recente expansão das Fases 3 e 4 do terminal de Pasir Panjang, em Singapura, refere o jornal, acrescentando que será detida em 49% pela CMA CGM e 51% pela PSA.

Com uma capacidade de movimentação anual superior a 3 milhões de TEU, as instalações da CPLT servirão para fornecer serviços de longo prazo à CMA CGM e às companhias de navegação que lhe estão associadas.

A operação surge num momento em que o Governo de Singapura procura recuperar algum do movimento de transhipment perdido para os portos concorrentes de Port Kelang e Tanjung Pelepas, na Malásia, de acordo com dados da consultora Alphaliner.

O jornal também refere que o movimento de contentores em Singapura caiu 7,8% nos primeiros quarto meses deste ano, depois de uma perda de 8,7% em 2015, face a ganhos dos seus principais concorrentes.

E refere ainda o jornal que a quota de transhipment de contentores da PSA no Sudeste Asiático caiu de 89% do total, em 2000, para uma quota de 62%, em 2015.

Recorde-se que segundo o site oficial da PSA Terminals, a empresa opera um total de 57 terminais em Singapura, com uma capacidade de movimento anual de 40 milhões de TEU nos terminais de contentores de Tanjong Pagar, Keppel, Brani e Pasir Panjang.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill