Dados científicos mais precisos favorecem diminuição do consumo de combustível e reduzem impacto ambiental
International Ocean Colour Science

Os cientistas do projecto Globcurrent, da Agência Espacial Europeia (European Space Agency, ou ESA), juntaram esforços com a CGM CMA para obterem dados mais precisos sobre os oceanos e assim optimizarem a informação já disponibilizada através de satélite, referem alguns meios de comunicação internacionais.

Ao longo dos últimos 24 anos, o projecto Globcurrent, através de satélite, tem vindo a fornecer dados diários relativos à temperatura da superfície dos oceanos, ventos de superfície e gravidade, contribuindo para um melhor conhecimento da realidade física dos oceanos e, por essa via, para beneficiar o sector do transporte marítimo.

Agora, com a colaboração da empresa, que permitirá obter dados no local sobre as correntes marítimas, designadamente nas rotas entre a Europa e a Ásia, nas quais a CMA CGM tem experiência, será possível obter maior eficiência no consumo de combustível e, consequentemente, vantagens ambientais.

De acordo com o que é referido nalguns meios de informação, as previsões sobre as correntes oceânicas realizadas pelas empresas de transporte marítimo atingem até 15 metros de profundidade e isso é importante na escolha que fazem das suas rotas. Correntes mais favoráveis beneficiam as empresas porque representam ganhos de tempo e menos consumo de combustível, assim contribuindo também para diminuir o impacto da sua atividade no ambiente.

Patrice Bara, da CMACGM, citada em diversos meios de comunicação, refere mesmo que o Globcurrent pode ajudar a empresa a obter poupanças até 1,2% no consumo de combustível, superando poupanças de 0,4% já permitidas por outros mecanismos de previsão climatérica.

A mesma responsável terá considerado que “reduzir o consumo de combustível nos porta-contentores é um desafio importante, especialmente quando se estão a tentar diminuir as emissões que contribuem para o aquecimento global”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill