Empresa de transporte marítimo de curta distância expande frota e terminais

A CldN RoRo SA, especializada em transporte marítimo de curta distância, «formalizou um contrato de construção de dois novos navios RoRo, de 8.000 metros lineares e 235 metros de comprimento cada», informa a empresa, acrescentando que podem ser feitas mais encomendas, para navios «entre os 4.700 e os 8.000 metros lineares». O primeiro destes navios deve entrar ao serviço no terceiro trimestre de 2017.

O anúncio reflecte o «ambicioso Programa de Expansão para adicionar 12 novos navios à frota» da empresa, que já opera com 24 navios RoRo em mais de 100 travessias semanais entre vários portos europeus e espera aumentar em mais de 70 por cento a sua capacidade «nos próximos quatro anos, permitindo expandir as rotas já instaladas bem como desenvolver novas rotas». Anualmente, a CldN RoRo SA opera cerca de um milhão de unidades de carga e um milhão de veículos novos.

De acordo com o porta-voz da empresa, os primeiros navios são definidos como Game Changers, com design e configuração inovadores, o que lhes permite «alternar entre serviços de Short Sea RoRo, onde a manobralidade e a sua economia são soberanos, e os serviços Deep Sea, onde a resistência e flexibilidade são factores determinantes».

Segundo a CldN RoRo SA, os navios oferecem ainda flexibilidade da configuração dos decks e permitem combinar carga contentorizada, reboques, carga high and heavy, veículos ligeiros, comerciais e pesados. No futuro, podem também receber LNG.

Paralelamente , a empresa vai investir cerca de mil milhões de euros na expansão de terminais para que possam receber os novos navios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill