O CIIMAR recebe hoje, nas suas instalações do Terminal de Cruzeiros de Leixões os estudantes que se encontram a bordo do Creoula no âmbito do Universidade Itinerante do Mar.

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) recebe hoje trinta e um estudantes universitários e respectivos professores que se encontram abordo do navio Creoula, no âmbito do projecto Universidade Itinerante do Mar.

Os estudantes iniciaram a sua viagem no dia 21 de Agosto em Avilés, tendo efectuado paragem nas Ilhas Ciés. Em Leixões, a tripulação e o seu comandante irão ser recebidos pela direcção do CIIMAR, Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos numa sessão de boas vindas, seguindo-se uma visita guiada ao aos laboratórios do CIIMAR onde terão a oportunidade de contactar com investigadores de diferentes áreas das ciências marinhas e ambientais.

Com 10 anos de existência, o projecto Universidade Itinerante do Mar, tendo co CIIMAR como seu responsável científico, foi criado por iniciativa conjunta da Universidade do Porto, Escola Naval e a Universidade de Oviedo, como o objectivo de «proporcionar aos estudantes do ensino superior, de qualquer área do saber ou ciclo de estudos, uma experiência de formação rica e diversificada, envolvida num ambiente multidisciplinar e em cooperação, onde a componente principal é dar plena propriedade ao lema, “Conhecimento e Aventura”».

Tendo este ano como tema central «O Mar – Do Sinus Cantabrorum ao Sinus Aquitanus», a UIM desdobra-se em dois ciclos principais: o Ciclo de Preparação, onde decorre uma formação preparatória em terra, organizada pelas três entidades, e o Ciclo de Realização onde os estudantes realizam um Curso de Mar a bordo do Navio Creoula e adquirem novos conhecimentos cientifico-pedagógicos abordo e nos locais onde o navio atraca.

A bordo do Creoula, os estudantes receberam igualmente formação respeitante à observação e registo de ocorrências de baleias e golfinhos, no âmbito do projecto CETUS, um programa de monitorização de cetáceos na região da Macaronésia, liderado pelo CIIMAR.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill