Descoberta relança o debate sobre mineração marinha versus mineração terrestre
Solar Boat

Um grupo de cientistas do Centro Oceanográfico Nacional do Reino Unido descobriu um depósito de telúrio submerso num monte marinho conhecido por Montanha dos Trópicos, a 500 quilómetros das Ilhas Canárias, com uma concentração do metal 50 mil vezes à que se encontra em terra, revelou recentemente a BBC.

O monte tem cerca de 3 mil metros de altura e, de acordo com um dos cientistas da expedição, as 2.670 toneladas de telúrio que se deverão encontrar no local representam 1/12 do total deste metal existente no mundo. O telúrio é usado em modelos modernos de painéis solares e a quantidade agora identificada daria para satisfazer cerca de 65% do consumo britânico de electricidade, estima um dos cientistas da expedição.

De acordo com os cientistas envolvidos na expedição, esta descoberta relança o debate sobre a mineração no mar profundo, que ainda é incipiente em todo o mundo e é controversa devido ao impacto que pode ter no meio marinho se for desenvolvida em larga escala.

Neste caso, por exemplo, está em causa a exploração de um minério com aplicação útil numa energia renovável, como a solar. De acordo com declarações de Bram Murton, chefe da expedição, à BBC, “se precisamos de fontes de energia verde, precisamos das matérias-primas para construir os dispositivos que a produzem, pelo que tais matérias-primas têm que vir de algum lado”.

“Ou escavamos nalgum buraco em terra e fazemos um buraco considerável ou o fazemos no fundo marinho e fazemos um buraco consideravelmente menor”, referiu o cientista, admitindo que “isto é um dilema para a sociedade, pois nada vem sem um custo”. O que leva os cientistas a ponderarem os riscos de fazerem a mineração em terra ou no mar.

No trabalho da BBC, refere-se que, com frequência, a mineração terrestre requer a remoção de florestas, rochas e aldeias, bem como a construção de linhas férreas ou estradas, e por vezes para extrair minério com baixo teor de concentração. Já a mineração no fundo marinho permite extrair minério mais rico a partir de áreas menores e sem impacto directo nas pessoas, embora com o sacrifício de vida marinha em áreas mais vastas devido à intervenção de maquinaria.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill