Governo chinês atento e interessado na situação geográfica de Cabo Verde, amplia cooperação à economia marítima
Cabo Verde

A China vai apoiar o desenvolvimento de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, após um encontro de trabalho com o homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, refere a agência noticiosa de Cabo Verde, Inforpress.

Segundo a agência, Wang Yi declarou que “no âmbito da nossa cooperação com Cabo Verde vamos prestar todos apoios necessários para criação da Zona Económica Exclusiva em São Vicente”. Recorde-se que os dois países mantêm relações diplomáticas desde 25 de Abril de 1976 e que uma importante comunidade chinesa trabalha em Cabo Verde, especialmente no comércio.

O governante chinês reconheceu que o seu país está associado a experiências de sucesso na criação de ZEEs, um conhecimento que poderá partilhar com Cabo Verde, “um país que tem uma situação geográfica com o cruzamento da linha marítima muito importante no continente africano”.

Luís Filipe Tavares agradeceu o apoio e considerou que o projecto contribuirá para criar milhares de postos de trabalho no país. O montante a que ascenderá esse apoio só será conhecido depois da realização de estudos de viabilidade, refere a agência noticiosa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill