Uma arma da Marinha dos Estados Unidos terá sido replicada pelo Exército chinês, que procura reforçar a sua capacidade tecnológica militar, com especial incidência no sector naval
Vladimir Yemelyanov

As Forças Armadas chinesas estarão a testar um sistema militar táctico a laser semelhante ao sistema Laser Weapon System (LaWS) dos Estados Unidos, uma arma defensiva anti-aérea e anti-superfície desenvolvida pela Marinha norte-americana em 2014, revela o Maritime Executive.

Segundo a publicação, a versão chinesa do sistema terá surgido num video promocional emitido pela televisão estatal de Pequim CCTV, apresentando um dispositivo instalado num veículo terrestre. A mesma publicação cita a emprresa tecnológica chinesa Sina.com, de acordo com a qual esta arma é para instalar em terra e no mar e poderá mesmo vir a ser instalada nos destroyers 055 da Marinha chinesa, como alternativa aos actuais mísseis terra-ar HHQ-10.

A publicação lembra que Pequim também trabalha num canhão electromagnético, cujas fotografias surgiram em Janeiro de 2018 em meios de Comunicação chineses e novamente este ano e que é aparentemente semelhante a um equipamento do mesmo género da Marinha norte-americana.

Estas duas situações,em particular o aspecto geral do sistema chinês semelhante ao LaWS, reforçam a convicção de Washington de que Pequim apoia pirataria informática dirigida a tecnologia militar navale que algumas equipas de investigação norte-americanas estarão sob «cerco informático” chinês.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill