A preocupação do Governo chinês com os elevados níveis de poluição atmosférica no seu território tem vindo a manifestar-se na adopção de medidas com impacto no transporte marítimo e terrestre
CargoSmart

Desde 1 de Novembro que a China acabou com a venda doméstica de diesel com um conteúdo de enxofre superior a 10 partes por milhão (ppm), normalmente usado em tractores e navios, com o objectivo de melhorar a qualidade do ar, informa o Green4Sea, com base em notícias da agência chinesa Xinhua.

Segundo veio a público, as 28 cidades da região Pequim/Tianjing/Hebei adoptarão, a mais afectada pela poluição na China, o padrão National VI, que visa a redução de emissões de enxofre dos tractores, das locomotivas, equipamento de engenharia e barcos.

A medida agora implementada decorre das preocupações manifestadas pelo Governo chinês com o nível de emissões de poluentes resultantes do transporte terrestre e marítimo.

Um relatório recente da BIMCO, a associação internacional de transporte marítimo, que reúne membros de vários segmentos de negócio, entre agentes, armadores e outros, a China planeia reduzir em 50% a produção de aço, o que afectará significativamente o mercado dos graneleiros de sólidos e implicará uma redução de 56 milhões de toneladas nas importações de minério de ferro (prejudicando provavelmente as exportações australianas).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill