Face ao receio de alastramento do derrame de combustível do Sanchi, as autoridades chinesas colocam a hipótese de recuperar o navio. O que, além de implicar a necessidade de uma autorização do dono, tem o risco de fazer explodir o combustível ainda a bordo e a dificuldade de elevar um navio de grandes dimensões que está a 115 metros de profundidade
Sanchi

As autoridades chinesas consideram a hipótese de resgatar o petroleiro Sanchi, naufragado a 115 metros de profundidade no Mar da China Oriental, como solução para conter o derrame de combustível o navio e assim evitar uma catástrofe ambiental de maiores proporções, refere o World Maritime News.

Esta opção permitiria ainda facilitar a busca dos corpos dos 29 tripulantes ainda desaparecidos (três cadáveres já foram encontrados) e que se crê terem morrido na sequência da explosão ocorrida a bordo no dia 6 de Janeiro depois de o navio ter colidido com o graneleiro CF Crystal com uma carga de 136 mil toneladas de combustível.

Na última semana foram detectadas quatro manchas de combustível na zona em que se encontra o navio, numa área total de 101 milhas quadradas, fazendo crescer o receio de que pode estar iminente um derrame ainda maior por via de fugas do combustível para o mar, tornando urgente a resolução do problema.

O resgate do navio, contudo, enfrenta vários obstáculos. O primeiro é a necessidade de uma autorização do proprietário, a National Iranian Tanker Company (NITC). Outro é a dificuldade é o risco de explosão do combustível que permanecerá a bordo, associada à complexidade de resgatar um navio de grandes dimensões a esta profundidade.

Entretanto, foi aberta uma investigação ao incidente pelas autoridades chinesas, que acharam importante convidar autoridades do Irão, Panamá, Bangladesh e Hong-Kong para se juntarem e ajudarem a descodificar o conteúdo da caixa negra do navio.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill