Uma delegação da China Shipbuilding Industry Corporation terão estado na Croácia para avaliar a possibilidade de investir nos estaleiros Uljanik e 3. Maj, envoltos em controvérsia e à beira da falência
Norled

Na passada Segunda-feira, o Chairman da China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC), Hu Wenming, acompanhado por uma delegação oficial chinesa, chegaram à Croácia para uma reunião com o Primeiro-Ministro Andrej Plenkovic sobre um eventual investimento chinês nos estaleiros Uljanik e 3. Maj, ambos em dificuldades financeiras, refere o Maritime Executive.

Ambos os estaleiros são detidos pela construtora naval Uljanik, enfrentam um cenário de pré-falência e estão envolvidos em polémica desde o último Verão, lembra a publicação, sublinhando que o Governo croata procura uma forma de reestruturar os estaleiros, embora sem êxito até ao momento.

Em Março, as autoridades detiveram mais de 10 antigos executivos do estaleiro Uljanik por alegada fraude financeira com capitais da empresa, numa operação que terá custado mais de 130 milhões de euros ao Governo de Zagreb, e o Primeiro-Ministro croata rejeitou um plano de resgate que teria todo um custo de 1.300 milhões de euros para o Governo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill