A China Merchants Port assinou já um contrato para a aquisição de 90% do operador Brasileiro, TCP Participações S.A. que tem como maior activo a operação do Porto de Paranaguá.

De acordo com as informações disponíveis, o valor da aquisição dos 90% do operador Brasileiro TCP pela China Merchants deverá rondar os 923,7 milhões de dólares, ficando os restantes 10% a serem detidos pela Soifer, com 6%, e pela Pattac e Tuc Par, com 2% cada.

Uma aquisição justificada pela empresa estatal China Merchants como uma forma de expandir as suas operações na América do Sul e consolidar, em simultâneo, a sua posição em termos mundiais, oferecendo também a possibilidade de um maior desenvolvimento da sua rede logística, bem como os projectos industriais e imobiliários, bem como os serviços financeiros associados, aumentando assim também as sinergias entre as várias áreas do Grupo.

A operação do Porto de  Paranaguá é, neste caso, o objectivo mais imediato, uma vez dispor do segundo maior terminal de contentores do Brasil com uma capacidade para 1,5 milhões de TEU, com planos de expansão até 2,4  milhões de TEU até ao segundo semestre de 2019, bem como englobando também já infra-estruturas que lhe permitem receber os maiores navios a operar actualmente na América do Sul, bem como dispondo ainda de uma contrato de concessão válido até 2048.

O fecho do negócio agora está apenas dependente das necessárias autorizações das autoridades Brasileiras, incluindo a aprovação pelo respectivo regulador.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill