Esta avaliação resulta do mais recente índice sobre a matéria, o Liner Shipping Connectivity Index, publicado no último relatório da UNCTAD sobre o transporte marítimo
Coreia do Sul

A China permanece o país com melhores ligações comerciais marítimas a outros Estados, segundo revela um índice (o Liner Shipping Connectivity Index, ou LSCI) recentemente publicado com o Review of Maritime Transport 2018 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, no acrónimo em inglês).

O valor atribuído à China subiu 88% desde que o índice foi criado, em 2004. Depois da China, os cinco territórios com melhores ligações para o comércio marítimo, que representa pelo menos 80% do comércio mundial, situam-se também na Ásia (Singapura, Coreia do Sul, Hong-Kong e Malásia, todos com um valor superior a 100, segundo a métrica do índice).

O LSCI é um indicador da posição de um país no âmbito das redes de transporte marítimo, calculado a partir do número de navios, da sua capacidade de transporte de carga, do número de serviços e da dimensão dos maiores navios.

De acordo com o índice, os cinco territórios que mais subiram neste índice em 2018 face ao ano anterior foram os Emirados Árabes Unidos (179%), Maldivas (125%), Mauritânia (77%), Eritreia (73%) e os Estados Federados da Micronésia (69%). Já os territórios que maiores quebras registaram foram a Ucrânia (-61%), a Albânia (-49%), o Montenegro (-48%), a Nova Zelândia (-43%) e as Ilhas Marianas do Norte (-35%).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill