A China ultrapassou o Japão e deverá continuar a aumentar as suas importações de gás natural, sobretudo depois da conclusão de um oleoduto que transportará o produto da Rússia.
Wilhelmshaven

A China ultrapassou o Japão e é agora o principal importador mundial de gás natural, refere o Safety4Sea. Segundo a publicação, em 2018, a China já importou 7,41 milhões de toneladas de gás natural, o que se traduziu no equivalente a 34,9 milhões de toneladas métricas, contra as 34,5 milhões de toneladas métricas do Japão.

Ainda segundo a mesma publicação, a maioria das importações chinesas de gás foram de gás natural liquefeito (GNL). Deste total, 4,5 milhões de toneladas de GNL foram importadas em Maio por navios tanques oceânicos e 3,27 milhões de toneladas por via de oleodutos. Citando a agência noticiosa chinesa Xinhua, a publicação refere que as importações de GNL atingiram 15,75 milhões de toneladas, ou seja, mais 58,3% do que em igual período do ano anterior.

Com a conclusão do Oleoduto de Gás Natural da Rota Oriental prevista para o final de 2019, também tem sido antecipado um aumento das importações chinesas de gás natural russo. Por essa via, deverão chegar à China 25 mil milhões de metros cúbicos de gás natural proveniente da Rússia.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill