Em breve, o Wanshan Marine Test Field, na China, será a primeira zona da Ásia e a maior do mundo destinada a testar navios de superfície não tripulados e dentro de três a cinco anos o principal centro de pesquisa chinês para investigação tecnológica relacionada com este tipo de navios
Navio não tripulado

A China iniciou a construção de uma zona para teste de navios de superfície não tripulados em Zhuai, na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, referem vários meios de comunicação internacionais. A zona, denominada Wanshan Marine Test Field, terá 225 milhas náuticas quadradas, ou 771 Km2, será pioneira na Ásia e a maior área offshore do mundo para este efeito.

Este projecto resulta de uma parceria entre o Governo de Zhuai, a sociedade classificadora China Classification Society (CCS), a Wuhan University of Technology e a Zhuhai Yunzhou Intelligence Technology, e incluirá infra-estrutura para testes, redes de comunicação, radares de navegação, um sistema optoelectrónico e um cais de ancoragem automático, que permitirão avaliar a capacidade dos navios não tripulados para evitar obstáculos e patrulhar as águas.

A iniciativa integra-se na estratégia da China para desenvolver tecnologia marítima avançada e, no período de três a cinco anos, constituirá a principal base chinesa para fazer investigação relacionada com este tipo de navios. Os mesmos meios recordam que em 2017, sob a direcção da chinesa HNA Technology Group, várias entidades, como a ABS, CCS, China Ship Research & Development Institute, Shanghai Marine Diesel Engine Research Institute, Hudong-Zhonghua Shipbuilding (Group) Co, Marine Design Research Institute of China (MARIC), a Rolls-Royce e a Wartsila, lançaram a Aliança para o Desenvolvimento de Veículos Não Tripulados de Mercadorias.

O transporte marítimo não tripulado tem vindo conhecer um interesse crescente por parte da indústria nos últimos anos, e o norte da Europa tem sido geralmente o centro do desenvolvimento das áreas de teste para este efeito. A Noruega, em particular, assumiu a liderança deste processo em 2017, com a criação de duas áreas de teste para experimentar embarcações deste tipo, em Horten e Storfjord.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill