No dia 25 de Abril, Sofia Colares Alves ajudará a limpar a Praia da Foz do Lizandro, numa acção que assinala o começo da campanha «Um Oceano em Mudança»
Sofia Colares Alves

A Chefe da Representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal, Sofia Colares Alves, vai participar na acção de limpeza da praia da Foz do Lizandro, na Ericeira, no próximo dia 25 de Abril, de manhã. O evento assinala o arranque da campanha «Um Oceano em Mudança», promovido pelo Gabinete do Parlamento Europeu e pela Representação da CE em Portugal, em cooperação com Ocean Hope, Futurix e SkeletonSea, e no contexto das celebrações do Dia Marítimo Europeu.

Recorde-se que este ano, o Dia Marítimo Europeu (EMD2019) será assinalado nos dias 16 e 17 de Maio, em Lisboa, com incidência no empreendedorismo azul, a inovação e o investimento para transformar sectores marítimos tradicionais e impulsionar tecnologias emergentes e cadeias de valor, e enfoque especial nas áreas da investigação e da inovação para um oceano livre de plástico.

A CE recorda que “o lixo recolhido a partir da limpeza de praia será então processado” e que “os artistas do «Skeleton Sea», Xandi Kreuzeder e João Parrinha, trabalharão com grupos de crianças”, sob inspiração do imponente Polvo Incógnito, “o incognito octopus, que será exposto na Praça da Europa, em Lisboa, até ao dia 8 de Junho de 2019 – o Dia Mundial dos Oceanos, juntamente com os vencedores do concurso internacional de fotografia «I live by the Ocean»”.

A CE lembra ainda que o « Skeleton Sea» é um grupo de artistas composto por Xandi Kreuzeder, Isabell Kreuzeder e João Parrinha que, desde 2005, trabalham “exclusivamente com destroços, sucatas, e qualquer outro lixo que encontram nas suas idas à praia”, criando obras que “transmitem uma forte mensagem em torno de sua causa comum «Manter o oceano limpo!»”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill